sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ilha do Mel - Dezembro 2014

Mais um final de semana maravilhoso na fantástica Ilha do Mel, onde fomos com o pessoal do SESC-PR. Um lugar privilegiado do litoral paranaense, onde pudemos usufruir de toda natureza, harmonia e belezas locais, da magia e da cultura nativa. Uma verdadeira maravilha preservada. A noite as estrelas parecem estar ao nosso alcance, e a areia brilha conforme seu movimento. Um espetáculo, uma reserva ecológica paradisíaca que traz um encontro definitivo com a alegria de viver. Sem ruas, a ilha é pródiga de trilhas que conduzem a todos os lugares.

Embarcamos em Pontal do Sul com destino á Encantadas, considerado um dos lugares mais encantadores da Ilha do Mel. O recorte da costa forma um relevo muito rico e com belas paisagens, vale a pena cada passo dado para chegar nestas praias.
Chegando lá fomos até a gruta, uma das maiores atrações de Encantadas, está envolta em fantasia sobre lindas mulheres que atraem os homens nas noites de luar. Um lugar encantador.
Dali pegamos novamente o barco para Nova Brasilia, principal ponto de desembarque para que busca conhecer a Ilha toda, é o lugar ideal para se aventurar na ilha e ainda usufruir da boa infra estrutura turística existente.
Seguimos até a pousada da Dona Marlene, alojamos nossas bagagens e fomos recepcionados com um maravilhoso almoço. Descansamos um pouco e fomos encarar as escadarias do Farol das Conchas, construído em 1872 por ordem de D.Pedro II, e até hoje vem orientando os navegadores que adentram a baia de Paranaguá. Da ponta do Farol pode-se ter uma vista alucinante de toda a Ilha. É um passeio imperdível. Como a tarde era livre aproveitamos para tomar um belo banho de mar nas águas límpidas da praia das Conchas.
A noite fomos até o "centrinho", onde ficam os barzinhos e restaurantes. Caminhando pelas trilhas com lanternas, chegamos a um barzinho bem aconchegante onde fizemos um lanche, tomamos uma cervejinha e ainda curtinhos um reggae.
Na manhã seguinte acordamos cedinho para ver o nascer do sol, uma maravilha, todos os adjetivos seriam poucos para descrever tanta beleza. Depois de uma sessão de fotos, voltamos para a pousada para um farto café e partimos para uma caminhada até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
O forte á beira-mar, construído entre os anos de 1767 a 1770 com o objetivo de proteger a Baía de Paranaguá dos ataques piratas e espanhóis, está bem conservado, com direito a canhões dos séculos 18 e 19. Na parte mais alta, um mirante apresenta as ilhas de Superagui e das Peças. A Praia da Fortaleza é hoje a mais isolada da Ilha, para se chegar nela é preciso andar pela praia a partir de Brasília ou Encantadas. Esta praia é frequentada por quem busca tranquilidade e um maior contato com a natureza, suas águas tranquilas são ótimas para esportes náuticos ou simplesmente para se banhar.
Perto do meio dia terminamos o "desbravamento" pelo interior do forte e redondezas. Voltar 40 minutos a pé com um sol rachando coco nem pensar. A opção que encontramos foi voltar de voadeira; e mais uma vez uma superação, o pavor de andar neste tipo de embarcação. Mas foi muito legal, nossa guia Ana Maria estava junto, ela e o piloto me deixaram bem relaxada e acabei perdendo o medo.
Após o almoço era livre, e como eu adoro água, passei a tarde tomando banho de mar até a hora de voltarmos para a realidade.













Nenhum comentário:

Postar um comentário