sábado, 10 de julho de 2010

Caminhada Internacional Natureza - Tibagi



Saímos de Curitiba ás 05:30 min da manhã com destino a Tibagi, localizada a 200 km de Curitiba, foi batizada pelos índios tupi-guaranis, devido ao rio de Tiba (muito), Gy (cachoeiras). Apesar de não conhecermos o trajeto, não tivemos dificuldade em encontrar a cidade, nossa dificuldade foi encontrar o prédio da prefeitura rsrsrsrs, local marcado para o encontro com o pessoal do grupo organizador do evento, mas devido ao nosso atraso, quando chegamos o pessoal já tinha saído para a Pousada Longe Vista, de onde sairia à caminhada. Mas tudo bem, o momento não era para stress, mais alguns km e lá estávamos nós, animadíssimas para mais uma aventura.

O frio da manhã foi espantado com um café quentinho, onde fizemos alongamento e recebemos os cartões com mapas do percurso e um lenço com a bandeira do Brasil.
O percurso começou com uma forte subida dentro da propriedade da Pousada, mas em seguida um trecho plano pela Rodovia Transbrasiliana facilitou a caminhada. Por todo caminho paisagens exuberantes, tudo devidamente registrado no click das máquinas, até mesmo o “assalto” aos pés de mexerica que encontrávamos pelo caminho, quando parávamos para nos deliciar com a fruta roubada.

Nas propriedades rurais, em oito postos de controle, aproveitamos para conhecer as delícias produzidas na localidade. Peças de artesanato, queijos, poncãs, doces de amendoim, compotas de frutas e conservas salgadas, bolos de polvilho, queijadinha e bebidas típicas da região eram algumas das guloseimas comercializadas pelos produtores. Os organizadores como sempre, muito simpáticos e receptivos, dando aquele apoio moral e nos fornecendo água.

Ao final dos 13,7 quilômetros, chegamos ao Salto Puxa Nervos, com aproximadamente 40 metros de desnível, um lugar belíssimo que compensa cada “nervo puxado” na caminhada. Pena que não pudemos tomar banho, pois apesar do sol maravilhoso o dia era de inverno. Mas de longe dava para sentir no rosto as gotículas que espirravam da queda d´água, fazendo uma névoa em toda volta.
O almoço foi servido na Pousada Puxa Nervos, comida em fogão de lenha e ao som de moda de viola todos almoçamos juntos num clima de muita alegria entre o pessoal.









































Um comentário:

  1. obrigado pelo elogio ao salto puxa nervos nos,os proprietarios estamos muito agradecidos e lembramos que voces sao sempre bem vindos aqui caminhando ou de carro nos esperamos a visita de voces novamente

    ResponderExcluir