terça-feira, 6 de julho de 2010

Canion do Guartelá - Castro - PR

Nesta postagem vou incluir meus dois passeios ao cânion, onde visitamos Castrolandia, Fazenda Campo Bom e o Cânion em julho e novembro/2010.


O Cânion Guartelá é um cânion brasileiro, situado entre os municípios de Castro e Tibagi no Paraná. É considerado o 6° maior do mundo, e o maior do Brasil, com 32 Km de comprimento e altitudes que variam de 700 a 1.200 m.
A paisagem vista do alto do Vale é surpreendente, da para avistar copas de Pinheiros centenários e formações rochosas muito interessantes, sinuosas, altíssimas e irregulares, recortadas em fendas



Dentro do Cânion Guartelá está o Parque Estadual do Guartelá, inúmeras atrações naturais. São várias quedas d´água, corredeiras, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser conhecidas através de várias trilhas em meio à flora e fauna muito diversificada.

Conforme a lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.


Saímos de Curitiba ás 7 horas da manhã e nossa primeira parada foi em Castro, na colônia Castrolanda onde conhecemos o Memorial do Imigrante Holandês, uma réplica do moinho de Wolzigt, da província de Drenth, tem 37 metros de altura por 26 de envergadura de uma ponta a outra, um dos maiores moinhos de vento do mundo. Abriga acervo sobre a história e cultura holandesa.


Dali seguimos para conhecer o primeiro Museu do Tropeiro no Brasil, sua construção é de estuque, de fiel estilo, seu acervo conta com aproximadamente 400 peças. Além de retratar a vida do tropeiro, apresenta documentos e objetos históricos, peças sacras, aferições e artesanato.


A primitiva Igreja Matriz Senhora Sant´ana, de barro socado construída por escravos em 1704, a Casa da Sinhara, ambiente que retrata a vida da mulher castrense na época do tropeirismo, apresentando muitos objetos, móveis e utensílios, transmitindo ao visitante uma idéia fiel da época e a Casa da Cultura, neste edifício em 1862 foi fundado o primeiro jardim de infância do Brasil por Dona Emilia Erichsen, Atualmente abriga o arquivo público municipal, com importantes documentos do século XIX, além de servir como espaço cultural para exposições.
Depois de voltarmos ao passado, já famintos, paramos no restaurante Casa Velha para almoçar e de la seguimos direto para o Cânion de Guartelá.


Assistimos um vídeo sobre a preservação do meio ambiente com o pessoal do IAP e seguimos a pé pelas trilhas, tirando fotos e apreciando a paisagem deslumbrante, a cachoeira, as corredeiras e o fabuloso cânion, surgem duas cadeias de montanhas, separadas pelo leito do Rio Iapó.


























E assim terminamos nossa aventura, trazendo na mochila muitas fotos e boas lembranças.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário