terça-feira, 6 de agosto de 2013

Witmarsun - Junho 2013

Passear pela Colônia Witmarsum é viajar no tempo e no espaço. As casas com pequenos lagos na frente da varanda, jardins muito bem cuidados, a paisagem rural, com bezerrinhos, vacas e cavalos pastando e o silêncio que não se ouve mais nas grandes cidades são inspiradores.  
Situada no município de Palmeira, região dos Campos Gerais do Paraná, a colônia leva o mesmo nome da cidade catarinense de onde seus fundadores, alemães menonitas, migraram, em 1951. Entre as opções, o turismo rural gastronômico são os destaques. Para quem quer curtir o clima do campo, existem algumas pousadas bem aconchegantes, mas para quem não tem muito tempo, um passeio acompanhado de refeição típica alemã é uma ótima pedida.
Nosso passeio começou pela visita ao  Museu Histórico Wirmarsun, uma antiga casa no estilo europeu-italiano, com telhado alto e lambrequins, trabalhados em madeira que enfeitam os beirais da casa. A antiga casa grande já foi residencia, alojamento, escola, hospital e em 1989 se tornou museu, com acervo composto de móveis, objetos, fotos e equipamentos das colonias e da terra de seus antepassados da Rússia.
Dali partimos direto para o Restaurante Bauernhaus. Enquanto o almoço esquentava, fomos recepcionados no galpão onde pudemos degustar um maravilhoso pão caseiro com linguiça e também pinhão na brasa, demos uma volta pela mini-fazenda onde pudemos curtir o cantinho dos animais, com emas, carneiro, burros entre outros.
Enfim o almoço pronto, fomos apreciar a típica comida alemã e saborear um delicioso eisben acompanhado de purê de batatas, repolho roxo e chucrute, linguiças, pierogue entre outras delicias. 
Depois de tanta comida foi até difícil voltar para a estrada, mas tínhamos mais coisas programadas.  Dali fomos adiante conhecer o cultivo de produtos sem agrotóxicos, uma infinidade de frutas e verduras cultivadas com as folhas caídas das plantas e frutas podres.

A idéia era subir o morro para apreciar a paisagem lá do alto, mas como estava chovendo tivemos que alterar um pouco nosso roteiro e fomos visitar uma loja de artesanato local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário