sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Rota Holandesa - Castro e Carambeí - Agosto 2013

Saímos de Curitiba com destino á Rota Holandesa, começamos pela cidade de Castrolanda, colonia fundada por imigrantes holandeses e que fica situada no município de Castro - PR.
Para dar continuidade as tradições e reviver a história, a comunidade criou o Grupo Folclórico Holandês, integrado por jovens descendentes. Além disso, foi criado o Museu dos Imigrantes, uma réplica das primeiras residencias construídas pelos pioneiros da região, onde guarda objetos e móveis doados pelas famílias de Castrolanda.
É lá que situa-se um dos maiores moinhos de vento do mundo. "De Immigrant" é um grande monumento, com 38,5 metros de altura, possui duas mós conseguindo produzir até 3.000 kg de farinha de trigo, e mecanismos, engrenagens, pinos e encaixes feitos quase que totalmente de madeira.
Dali seguimos para Carambeí, onde conhecemos o Parque Histórico de Carambeí, um museu a céu aberto, com 100 mil m². É uma réplica de uma colonia de holandeses, com estação de trem e linha férrea, igreja, chácara com a casa principal e paióis, roda d'água com moinho, matadouro, barracão de ordenha, museu, a primeira fábrica de queijos (atual batavo).
O parque é um projeto sócio-cultural que pretende eternizar a saga dos pioneiros holandeses e a evolução da história que constituiu a gente brasileira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário