quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tibagi - Março 2013

Um dos maiores atrativos da região de Tibagi, é o Parque Estadual do Guartelá, que oferece excelentes pontos de interesse natural como a cachoeira da ponte de pedra, o cânion Guartelá, o Salto Santa Rosa e O Salto Puxa Nervos, onde começamos nossa aventura.

Pouco mais de 15 km do centro de Tibagi, seguindo por uma estrada de cascalho com lindos visuais chega-se á propriedade onde localiza-se o Salto Puxa Nervos. Um local aconchegante, com um pequeno parque infantil, árvores frutíferas, flores, cachorro, carneiros, cavalos e muito verde por todos os lados.

Caminhando uns 600 metros por uma fácil trilha, com direito á ponte de madeira e outra metálica, chega-se ao majestoso salto, entre paredes rochosas cobertas de diferentes espécies vegetais, o que o torna ainda mais especial.
Ali pode-se ficar por horas sentindo o vento úmido e contemplando aquele cenário de uma beleza infinita e muita paz, além de um maravilhoso banho de cachoeira, para os apreciadores de água gelada.

O almoço oferecido pelos proprietários do local é fantástico, típico de fazenda, em um fogão de lenha enorme, com tachos de costela, carne de porco, arroz carreteiro, feijão tropeiro e outras guloseimas mais.

A aproximadamente 3 km dali chega-se ao Salto Santa Rosa. Com apenas 700 metros de caminhada, passando por uma antiga usina, chega-se a uma pequena mata, ao som estrondoso das águas do Salto. Os raios de sol atravessando as árvores adentram a mata verde. Caminhando um pouco mais é possível sentir o vento formado pela tao esperada queda d'água e vê-la com sua revoada de andorinhas e seus caudalosos 50 metros, que aparentam bem mais quando estamos aos seus pés.

Dali partimos para o Cânion do Guatelá, o sexto maior do mundo. O Guartelá possui inúmeros atrativos que configuram em belas paisagens, lugares misteriosos e insinuantes formações rochosas. Caminhar por suas sinuosas trilhas ladeadas de vegetações rupestres, descobre-se belezas impressionantes.
Em menos de uma hora de caminhada chegamos ao principal mirante do cânion, onde há uma plataforma grande para admirar a paisagem. O visual é impressionante, o rio Iapó correndo la em baixo, por toda extensão do cânion, e os paredões altos e imponentes cobertos pela vegetação deixaram todos boquiabertos.

Fiamos por ali um tempo admirando a paisagem e tirando fotos, depois pegamos outra trilha até a Cacheira da Ponte de Pedra, com 200 metros de altura. As águas da cachoeira foram esculpindo a rocha ao longo do tempo e a pedra transformou-se numa ponte natural.

Além dessa maravilha natural, de volta á trilha chegamos sem dificuldade aos "Panelões do Sumidouro". A ação da água do arenito criou grandes buracos em meio ás corredeiras, que proporcionam uma verdadeira hidromassagem. O difícil é encarar a água gelada, mas os corajosos não se arrependem, é revigorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário