sábado, 7 de julho de 2012

Terra das Cachoeiras Gigantes - Maio 2012

Prudentópolis, terra das cachoeiras gigantes é o nosso destino. A recomendação era levar na mala touca, luvas, cachecol e jaqueta para enfrentar o frio da região. Segundo nosso guia Herik não era exagero, o frio era intenso nessa época do ano, devido a proximidade com a Serra da Boa Esperança. Só que ele não contava com a colaboração do homem lá de cima, que mandou muito sol e calor para nosso grupo. Teve até gente que precisou comprar roupa de verão porque seguiu todas as indicaçoes do nosso guia.

A aventura começou em frente ao Shoping Muller as 7 horas da manhã de sábado. A primeira parada foi no Restaurante Anila, na cidade de Irati para um café. Fizemos um lanchinho e aproveitamos para conhecer o mini zoológico do local, com poney, cavalo, Lhama, Carneiro entre outros. Tiramos algumas fotos e seguimos viagem.

Ás 11 horas fizemos o check in no Hotel Mayna, deixamos as malas e seguimos para nossa primeira aventura, Salto Barão do Rio Branco. Situado no Rio dos Patos, com 64 metros de altura é utilizado para a geração de energia elétrica, através de uma Pequena Central Hidrelétrica. Para se chegar a base do salto é preciso descer uma escadaria com 478 degraus. O lugar tem um excelente potencial para a prática de rappel e raffing, mas nos contentamos com o vislumbre da paisagem e fotografias.

Logo adiante uma parada no Recanto Rickl, situado a margem direita do Rio dos Patos, o local conta com uma grande beleza natural que é o Salto Manduri, com 32 metros de altura e 100 metros de largura, com um grande volume aberto de águas claras que se formam na queda dando a impressão de um grande véu de noiva.

Ás 12:30 retornamos á cidade para o almoço, no restaurante mais tradicional da cidade, a Churrascaria Penteado, que também oferece comida típica ucraniana, onde nos deliciamos com o famoso Pierog. Saímos do restaurante e passamos na loja de artesanatos, onde pudemos comprar algumas lembrancinhas.

14:00 horas e lá estavamos nós novamente na estrada com destino ao Salto São João, com 84 metros de altura, situado no Rio São João. Já da estrada pudemos avistar o salto e também o Canyon do Rio São João, uma vista vislumbrante. Para fazer estas fotos, enfrentamos uma trilha de uns 500 metros, com alguns trechos bem arriscados para chegar á cabeceira da cachoeira, mas o resultado valeu a pena.O local é incrível e tem uma vista linda. É perigoso ficar por ali, pois tem poco espaço para circular em algumas partes, mas como estávamos em um grupo pequeno e com um guia da região pudemos tirar as fotos com toa segurança.

Depois de toda esta aventura, ainda tivemos disposição para chegar na cidade de visitar a Igreja de São Josafat, considerada um dos mais belos templos em estilo Bizantino do país, a Igreja foi construída entre os anos de 1925 a 1928, pelos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil.

A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja.O púlpito é outra arte, todo em madeira representando um barco com sua rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas, uma referência ao apóstolo São Pedro. A igreja foi tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do estado.

Mas não terminou por aí. Fomos ao hotel tomar um banho e depois dar uma volta. A cidade é muito tranqüila, com uma avenida principal, uma pracinha, comércio local, três igrejas no centro – dentre elas a São Josafat, que é a matriz. Paramos na sorveteria do Côco, guia que, além de nos acompanhar durante o dia todo, ainda teve disposição para assar pinhão na chapa, que comemos acompanhado de cerveja e o famoso X-Kracóvia.

Depois da subida da Serra da Esperança por uma estradinha sinuosa e estreita com lindíssimas paisagens, chegamos ao fim da linha para a nossa companheira VAN. A partir dali caminhamos uns 100m e chegamos no mirante do Salto São Francisco – impressionante! O Salto Sâo Francisco, a maior queda d'água da região sul do Brasil, e uma das maiores do país. Localizada numa região de tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Boa Esperança. Possui aproximadamente 196 metros de queda livre, o que equivale a um prédio de 60 andares, onde a água transforma-se em névoa antes de tocar no chão. Um lugar deslumbrante, uma massagem aos olhos.

Já passava das 23 horas quando resolvemos voltar ao hotel e descansar para a jornada do dia seguinte. No domingo 8 horas já estávamos no restaurante do hotel tomando um café bem reforçado para mais um aventura. Fizemos o chech-out, colocamos a bagagem na Van e pegamos a estrada.

Ficamos algum tempo contemplando as maravilhas do local e tirando fotos. Depois seguimos por uma trilha até chegarmos ao Salto dos Cavalheiros, Cachoeira que antecede a queda São Francisco. Este Salto possui aproximadamente 12 metros e seu nome é uma homenagem a família Cavalheiros, primeiros moradores da região.

Refrescamos os pés na água, mais uma sessão de fotos e seguimos a pé pela trilha até o restaurante localizado ali mesmo no local, onde fomos recebidos com um delicioso macarrão assado e outros pratos deliciosos.

Descansamos um pouco, demos umas voltas pelo lugarejo onde encontramos um pequeno cemitério, histórico de São Francisco da Esperança

Dali retornamos á cidade para deixar nosso guia e seguir de volta a Curitiba. Mas como tudo era aventura, resolvemos pegar um atalho e seguir por uma estrada de chão, que segundo nosso guia iriamos economizar uns 40 kilometros. Ele só esqueceu de dizer que a estrada era totalmente íngreme, uma estrada rural usada por moradores dos vilarejos vizinhos. Foi ma aventura e tanto, parte do caminho íamos dentro da Van e parte dela andando a pé.

Depois de toda essa aventura, seguimos para Curitiba, cansados mas totalmente felizes, com a certeza que valeu a pena.